Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O dia 24 de outubro é o Dia da Organização das Nações Unidas. A data faz alusão à Carta da ONU, que foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945. Segundo a Carta das Nações Unidas, tratado constitutivo da organização, os propósitos da ONU são: manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais e promover e estimular o respeito aos direitos humanos, além de ser considerada organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.
Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, foi criada a campanha 8 Dias de Ação pela Vacinação (24 a 31 de outubro), com os objetivos de conscientizar e apoiar os esforços de erradicação da doença em todo o mundo, incluindo a continuidade da vacinação e a manutenção das ações de vigilância epidemiológica. 2022 marca 31 anos desde o último caso de poliovírus selvagem na região das Américas.
As recentes detecções do vírus da pólio em Nova York e no Reino Unido aumentaram a conscientização pública sobre a ameaça contínua da doença. No início deste ano, um homem não vacinado de Nova York ficou paralítico, e o vírus foi detectado no sistema de esgoto em Londres. Este momento nos dá a oportunidade de enfatizar a importância da vacinação como a única forma de proteção contra a pólio e muitas outras doenças.
A data comemorativa oferece uma oportunidade para renovar o compromisso com a erradicação global e garantir que esse vírus não retorne às Américas. Em 1 a cada 200 pessoas infectadas com poliovírus, o vírus destrói partes do sistema nervoso e causa paralisia permanente das pernas ou braços.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral infecciosa que afeta principalmente crianças pequenas. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).
Falta de saneamento, más condições habitacionais e higiene pessoal precária favorecem a transmissão. O poliovírus se multiplica no intestino e depois pode atingir o sistema nervoso central levando a quadros de meningite, meningoencefalite, encefalomielite. Cerca de 60% das pessoas infectadas desenvolvem a forma paralítica, com diversos graus de comprometimento. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves se instala a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores. Não existe tratamento específico – todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas para receberem tratamento dos sintomas, de acordo com o quadro clínico do paciente.
As sequelas estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não tem cura. As principais incluem problemas e dores nas articulações; pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta; dificuldade de falar; atrofia muscular; hipersensibilidade ao toque.
Fontes:
Pan American Health Organization Rotary International Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
O intuito do projeto é de divulgar e promover a campanha de erradicação da pólio no mundo e neste dia praticar a vacinação dos que tem interesse, além de levar diversão a todas as crianças, é também a integração das famílias em um dia de confraternização e brincadeiras, pois os pais, tios e avós acabam aproveitando o dia junto delas.
O Projeto Olhar e Enxergar é uma iniciativa desenvolvida pelo Rotary Club de Realeza, com base em ideia apresentada pelo companheiro José Ghiraldi, e patrocinada pelo Cresol Fronteiras, com verba de seu Fundo Social, além de contar com apoio da Ótica Especialista, que fornece o necessário para os exames de visão realizados nas crianças.
Em sua primeira edição de 2024, o projeto contemplou o Colégio Municipal Independência, com exames para muitas crianças, dentre as quais algumas foram encaminhadas para exames mais aprofundados. Se houver necessidade de uso de óculos por algum dos alunos, estes também serão cedidos pelo projeto, sem custo algum.
"Uma criança que não enxerga bem hoje corre o risco de, no futuro, ter menos oportunidade de utilizar todo seu potencial, de ficar aquém do que poderia ser, porque não aprendeu direito em função dos problemas de visão. Por isso, este projeto é fundamental e transformador", afirmou a oftalmologista presente ao evento.
Para o Rotary Club de Realeza, que agradece também aos parceiros da Silva Máquinas Agrícolas nesta ação, é um orgulho e uma satisfação realizar projetos como este. Tanto que, atualmente, o Olhar e Enxergar II, que prevê a realização da iniciativa em outras escolas, já está em análise no Fundo Social da Cresol Fronteiras.
Vamos em frente!
O Dia Mundial de Combate à Poliomielite, comemorado em 24 de outubro, é um lembrete global da importância da luta contínua para erradicar uma das doenças mais devastadoras da história. A poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus ataca o sistema nervoso, podendo causar paralisia irreversível em questão de horas e, em casos mais graves, levar à morte.
Apesar dos avanços na saúde pública, a pólio continua sendo uma ameaça em algumas regiões do mundo. Porém, graças aos esforços globais de vacinação, a doença foi praticamente erradicada, restando apenas alguns poucos casos em regiões isoladas do Afeganistão e Paquistão.
O Rotary International tem desempenhado um papel fundamental nessa jornada. Desde 1988, a organização é parceira chave na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, ao lado da OMS, Unicef e outras instituições. Por meio de campanhas de vacinação massiva, o número de casos de poliomielite diminuiu em mais de 99%. Estima-se que 19 milhões de pessoas estejam caminhando hoje porque foram protegidas pela vacina.
Mesmo com essa redução significativa, a vacinação continua sendo essencial. Enquanto houver um único caso de poliomielite no mundo, todas as crianças permanecem em risco, pois o vírus pode se espalhar novamente para áreas livres da doença.
No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, o Rotary e seus parceiros promovem ações de conscientização e campanhas de arrecadação de fundos para continuar financiando a imunização em áreas de risco. Qualquer pessoa pode contribuir para essa causa: seja divulgando informações sobre a importância da vacinação, participando de eventos ou doando para a campanha.
A erradicação da poliomielite está ao nosso alcance, e com esforço conjunto, podemos garantir um futuro onde essa doença seja uma memória distante.
Venha participar conosco neste sábado, 26 de outubro a partir das 8 horas no calçadão central da matriz.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.